Saiba mais sobre as abelhas, tipos e sua
importância na preservação ambiental.
Quando olhamos para a grande biodiversidade de espécies vegetais pelo mundo, talvez não consigamos enxergar o trabalho das abelhas logo de cara. Mas, tenha certeza: para cerca de 85% das plantas com flores presentes nas matas e florestas da natureza, em algum momento, a ação destes polinizadores foi essencial segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
“As abelhas garantem a variação genética tão importante ao desenvolvimento e reprodução das plantas e, com isso, garantem o equilíbrio dos ecossistemas e que existam plantas suficientes para a produção de oxigênio. São ainda consideradas um importante bioindicador da qualidade do meio ambiente”, acrescenta Ana Bueno, bióloga da ONG Bee or not to Be.
Fêmeas estéreis que têm uma vida curta e são responsáveis por todas as tarefas da colmeia, como buscar alimento, produzir cera, alimentar as larvas e defender a colmeia.
Machos da colmeia e sua principal função é fecundar a rainha. Eles não possuem ferrão e não realizam trabalhos como as operárias. Após o acasalamento, geralmente morrem.
Única fêmea fértil da colmeia e sua principal função é botar ovos para garantir a continuidade da colônia. Pode viver vários anos e libera feromônios que regulam o comportamento das operárias e zangões.